SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25RELATIONSHIPS BETWEEN CONCEPTIONS OF BIODIVERSITY AND SINGULARITIES OF BIOLOGY STUDENTS AND PROFESSIONALSTHE INFLUENCE OF SCHOOL CONTEXTS ON BUILDING SCIENCE/BIOLOGY TEACHERS’ EXPERIENTIAL KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SANTOS, João Paulo Magalhães dos  and  SANTOS, Bruno Ferreira dos. DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40890.  Epub Feb 20, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240134.

Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.

Keywords : Teoria dos perfis conceituais; Planejamento didático-pedagógico; Ensino de ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )