SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25RELACIONES ENTRE CONCEPCIONES DE BIODIVERSIDAD Y SINGULARIDADES DE ESTUDIANTES Y PROFESIONALES EN BIOLOGÍALA INFLUENCIA DE LOS CONTEXTOS ESCOLARES EN LA CONSTRUCCIÓN DE LOS SABERES EXPERIENCIALES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS/BIOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, João Paulo Magalhães dos  y  SANTOS, Bruno Ferreira dos. DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40890.  Epub 20-Feb-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240134.

Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.

Palabras clave : Teoria dos perfis conceituais; Planejamento didático-pedagógico; Ensino de ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )