SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25La naturaleza de la representación basada en el marco de Bas van Fraassen y la atribución de significado al conocimiento químico escolarENTRE NORMAS Y RUTINAS DE LA QUÍMICA ORGÁNICA: EL TRABAJO CON LOS DOMINIOS DEL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Anderson Marinho de  y  PRATA, Rita Vilanova. COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42604.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240151.

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimentos sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. A pesquisa sistemática foi realizada através de levantamentos em bases de dados e repositórios, com o objetivo de identificar as principais características das pesquisas que abordam o conceito de CoP como cenário formativo de professores da educação em ciências. Procedeu-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) baseada nas seguintes categorias: características da produção acadêmica; sentidos produzidos sobre a formação de professores; abordagens metodológicas mobilizadas e problemáticas levantadas nas pesquisas; bem como os objetivos e resultados alcançados. Nossas análises apontam que as pesquisas sobre o tema consideram as CoP como uma ferramenta teórica-analítica, mas também como uma estratégia projetada para promover aprendizagens, constituindo-se como um espaço mais democrático e horizontal de formação de professores de ciências.

Palabras clave : Comunidade de Prática; Formação de Professores; Educação em Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )