SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA PRESENCIA Y LAS CARACTERÍSTICAS DE LA ASTRONOMÍA EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PEDAGOGO: UN ANÁLISIS DE LOS PROYECTOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS EN BRASILLA LEY PERIÓDICA, ELEMENTOS QUÍMICOS Y DESCUBRIMIENTOS CIENTÍFICOS: REFLEXIONES BASADAS EN NORWOOD HANSON E THOMAS KUHN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BARROS, Carolina Moraes Martins de; GEROLIN, Eloisa Cristina  y  SILVA, Maíra Batistoni e. SEXO/GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DE NORMAS SOCIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e38672.  Epub 20-Sep-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240149.

Na educação em ciências, diferentes autores apontaram a importância de pensar como sexo/gênero pode ser incorporado às pesquisas e às práticas didáticas, visando a superação de desigualdades. Tendo como contexto aulas de biologia no ensino médio, analisamos as interações de um grupo de estudantes para compreender como sexo/gênero influenciam as normas sociais de construção do conhecimento. Encontramos evidências que indicam desequilíbrio na igualdade moderada dos integrantes do grupo, sendo mais valoradas as contribuições dos meninos cis. O uso dos padrões públicos de análise garantiu a visibilidade e aceitação dos argumentos das meninas cis. Discutimos como o reconhecimento de que as normas sociais de construção do conhecimento em sala de aula são influenciadas por sexo/gênero pode contribuir para pesquisas sobre aprendizagem epistêmica, assim como auxiliar docentes no estabelecimento de práticas que contribuam para a construção de um ambiente equitativo para a aprendizagem epistêmica.

Palabras clave : Sexo/Gênero; Equidade; Aprendizagem epistêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )