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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
PAOLI, Joanna de e MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2024, vol.26, e52359. Epub 30-Set-2024. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240194.
A partir de pesquisas nacionais e internacionais do período de 1943 a 2022, este manuscrito teve por objetivo discutir perspectivas de inclusão de pessoas autistas em aulas de ciências. Trata-se de uma investigação bibliográfica que resultou em 19 artigos (oito nacionais e 11 internacionais) submetidos a uma análise sob orientação teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Percebemos que, majoritariamente, as pesquisas de intervenção pedagógica ocorreram em salas de Atendimento Educacional Especializado sem a relação com os pares da sala de aula comum. Muitas delas como ações pedagógicas estanques sem uma proposta articulada e continuada em projetos escolares. Identificamos poucas justificativas acerca do ensino de conhecimentos de ciências em contribuições para a superação de interrupções explicitadas - a dificuldade de pessoas com autismo em relação a comunicação e vínculos sociais. Apontamos a necessidade de ampliação de investigações na área de ensino de ciências com estudantes no espectro autista.
Palavras-chave : Autismo; Deficiência; Ensino Fundamental e Médio.