SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52SOCIALIZATION AND EARLY CHILDHOOD EDUCATION - AN ESSAYCONSIDERATIONS ABOUT THE REGULATION AND SUPERVISION OF HIGHER EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GONCALVES, Amanda Melchiotti  and  DEITOS, Roberto Antonio. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): FUNDAMENTOS TEÓRICOS E IDEOLÓGICOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e10678.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678.

Este artigo objetiva analisar os fundamentos teóricos e ideológicos das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, dispõe-se dos seguintes documentos: a própria BNCC, o documento divulgado pelo Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e o documento Educação em Quatro Dimensões, divulgado pelo Center for Curriculum Redesign. A partir dessa análise, percebe-se que o discurso neoliberal das reformas educacionais, empreendidas ainda na década de 1990, continua presente nas propostas curriculares e são observáveis na reforma proposta pela BNCC, por meio das dez Competências Gerais. Os argumentos são de que a educação pautada em competências representa a noção ideológica de um pensamento que visa moldar os indivíduos às exigências socioeconômicas. A fim de “ajustar” o ser humano ao seu ambiente e à sua cultura, as Competências Gerais da BNCC expressam teórica e ideologicamente os valores essenciais para o século XXI. Logo, essas competências, tais como consignadas nesse documento, refletem a conservação e reprodução de uma sociedade desigual, pautada nos interesses das classes dominantes.

Keywords : Estado; Educação; Competências Gerais da BNCC..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )