SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53AS POSSIBILIDADES DO OLHAR ESTÉTICO DO AFETO: O PROJETO OLHAR COMPLEXO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SOUZA, Edilma de  e  MONTEIRO, Silas Borges. DISSIDÊNCIAS CRIANCEIRAS: INVOLUÇÃO CRIADORA EM SALA DE AULA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16566.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16566.

Este texto traz fragmentos de movimentos de pesquisa em educação. Os movimentos são marcados por leituras e escrituras agitadoras de ideias. A pesquisa abraça a filosofia da diferença e o pensamento de Deleuze, Butler e Corazza entre possíveis planos de composição na angústia de problematizar as performatividades de gêneros que constituem vidas, em especial o falogocentrismo. Para tanto, realizou-se experimentações investigativas com crianças que frequentam o ensino fundamental. As experimentações são experiências não-preexistentes, inventadas no acontecimento do cotidiano escolar. Saímos da história para entrar na vida, a vida enquanto afirmação e vontade de potência que reverbera sistemas binários de dominação. Assim, encontramos dissidências crianceiras quanto aos atos de performatividades de gêneros por meio de oficinas de escrileituras que resultaram em escritas-leituras críticas e criadoras de novos modos de pensar, ver e sentir a vida e a Educação.

Palavras-chave : Crianças; Dissidências; Educação; Escritas-leituras; Performatividades de gêneros..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )