SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54DECALOGUE OF THE SCHOOL AS A SPACE FOR SOCIAL PROTECTION: CONSOLIDATING THE SOCIAL FUNCTION OF THE SCHOOL AS A DEMOCRATIZING SPACECHILDHOOD EDUCATION AND THE ROLE OF THE EDUCATOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e8758.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8758.

A formação de professores tem sido foco de distintas pesquisas que buscam elucidar sua organização no contexto brasileiro, tendo em vista os complexos impasses educacionais de um país com dimensões continentais, os interesses diversos de múltiplos setores da sociedade, bem como as demandas reais existentes. No caso da educação especial, essa situação é ainda mais intrincada e de difícil resolução. Este estudo, na perspectiva da teoria da subjetividade de Fernando González Rey, buscou compreender os processos subjetivos constituídos por graduandos de Licenciatura em Educação Especial no contexto da formação inicial. Quanto ao método, trata-se de um estudo de caso, sendo que a análise é do tipo construtivo-interpretativa, tendo por base a epistemologia qualitativa. Os resultados apontam que o curso de licenciatura tem impactos sobre a subjetividade individual e social dos estudantes, com consequências benéficas para a inclusão escolar e para o público-alvo da educação especial.

Keywords : Educação especial; Formação inicial; Subjetividade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )