SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54DECÁLOGO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL: CONSOLIDANDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COMO ESPAÇO DEMOCRATIZANTEA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E O PAPEL DO EDUCADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e8758.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8758.

A formação de professores tem sido foco de distintas pesquisas que buscam elucidar sua organização no contexto brasileiro, tendo em vista os complexos impasses educacionais de um país com dimensões continentais, os interesses diversos de múltiplos setores da sociedade, bem como as demandas reais existentes. No caso da educação especial, essa situação é ainda mais intrincada e de difícil resolução. Este estudo, na perspectiva da teoria da subjetividade de Fernando González Rey, buscou compreender os processos subjetivos constituídos por graduandos de Licenciatura em Educação Especial no contexto da formação inicial. Quanto ao método, trata-se de um estudo de caso, sendo que a análise é do tipo construtivo-interpretativa, tendo por base a epistemologia qualitativa. Os resultados apontam que o curso de licenciatura tem impactos sobre a subjetividade individual e social dos estudantes, com consequências benéficas para a inclusão escolar e para o público-alvo da educação especial.

Palavras-chave : Educação especial; Formação inicial; Subjetividade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )