SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14Children's drawings as expressions of ―narrative philosophizing‖ concepts of death a comparison of german and japanese elementary school childrenEnvironmental study as a methodology for critical apprehension of socioenvironmental diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. O papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professores. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.271-297. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14271.

O presente texto tem a intenção de tecer reflexões sobre o papel da escola na prisão, buscando compreender como alunos e professores a significam e delinear caminhos para a melhoria da qualidade de vida de homens em privação de liberdade. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, tendo como sujeitos, professores e alunos da escola de uma penitenciária do estado de São Paulo/Brasil. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a observação, conversas informais e entrevistas. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, evidencia ser a escola da prisão, espaço de socialização, construção de identidade e de aprendizagens cumprindo, portanto, sua função de mediadora entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.

Keywords : escola na prisão; direitos humanos; educação de jovens e adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )