SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Los dibujos de niños como expresiones de una ―narrativa filosofante‖. Conceptos de muerte. Una com-paración entre niños de escuelas de enseñanza fundamental de alemania y japón. Kinderzeichnungen als ausdrucksformen des "narrativen philosophierens―. Konzepte zum tod. Ein vergleich von deutschen und japanischen grundschulkindern.El estudio del medio ambiente como metodología para la aprehensión crítica de la diversidad socio-ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. O papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professores. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.271-297. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14271.

O presente texto tem a intenção de tecer reflexões sobre o papel da escola na prisão, buscando compreender como alunos e professores a significam e delinear caminhos para a melhoria da qualidade de vida de homens em privação de liberdade. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, tendo como sujeitos, professores e alunos da escola de uma penitenciária do estado de São Paulo/Brasil. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a observação, conversas informais e entrevistas. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, evidencia ser a escola da prisão, espaço de socialização, construção de identidade e de aprendizagens cumprindo, portanto, sua função de mediadora entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.

Palabras clave : escola na prisão; direitos humanos; educação de jovens e adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )