SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Teaching and philosophy An approach from the perspective of learningCultivating oppositional debt ethics and consciousness: philosophy for/with children as counter-conduct in the neoliberal debt economy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

FARRAN, Roque. Filosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo. child.philo [online]. 2020, vol.16, e52894.  Epub Nov 20, 2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52894.

Neste artigo, pretendo dar um nó em quatro tópicos ou atos essenciais da prática filosófica: ouvir, cuidar, escrever, transmitir, com atenção especial às crianças, o que elas inspiram e ensinam sobre os processos de treinamento e enfatizam essa situação anômala confinamento devido à pandemia de covid-19. Primeiramente, recuperar a função de ouvir e desejar, na imanência do conceito e do jogo, contra qualquer abuso ou violência. Segundo, enfatizar o papel do cuidado, sua expansão e reformulação nessas difíceis circunstâncias, especialmente interrompendo a lógica da servidão e o circuito atividade-dívida-recompensa por meio da auto-satisfação. Terceiro, praticar a escrita como uma tecnologia do eu que excede a dicotomia forma-ensaio ou forma acadêmica, tornar-se uma prática fundamental de cuidado e transmissão juntamente com outras práticas próprias: abstinências, testes, exercícios etc. Finalmente, a questão do Nome do Pai e como entender seu declínio em relação ao amor, ao autoconfiança, à transmissão e ao uso de um legado simbólico, uma vez que o declínio não é mero enfraquecimento, mas subtração da importância e desdobramento pessoal de um poder singular-genérico que nos une: aprender a recusar nomes, palavras, conceitos, tradições é o que impulsiona a verdadeira formação do sujeito.

Keywords : escrita; cuidado; treinamento; sujeito; amor..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )