SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A educação do campo na educação brasileira: contradições e perspectivasPalmeiras, o saber da experiência no movimento popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato; KNECHTE, Maria do Rosário  y  MORALES, Angélica Góis. Movimentos sociais, multiculturalismo e educação: desafios para a sociedade contemporânea. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.469-483. ISSN 1984-6444.

O presente estudo é de cunho teórico e focaliza a relação de movimentos sociais multiculturais e a educação. Tem por objetivo analisar dados pertinentes, inter-relacionados, sobre tensões e conflitos de grupos socioculturais, para se pensar uma educação contemporânea que valorize a dinâmica multicultural. Inicialmente são evocados alguns pressupostos conceituais de movimento social e, neste contexto, de movimento social multicultural em conexão a algumas premissas para sua compreensão processual, visando a alternativas de coexistência entre diferentes culturas. Em sequência, no quadro de uma contextualização histórica dos movimentos multiculturais no mundo e no Brasil, são discutidos o significado, as abordagens e a urgência da temática multicultural na educação formal, ou não. Nessa linha de reflexões, conclui-se o texto, destacando a necessidade das instituições formadoras (universidades e escolas) tratarem das questões multiculturais, em vista da formação cidadã dos sujeitos alunos. Nesse sentido, enfoca-se uma formação político-cultural referenciada, que implica conhecer e refletir sobre a realidade multicultural, para projetar transformações quanto a uma convivência intercultural respeitosa e justa. Para tanto, destaca-se a urgência da formação de educadores multiculturais numa orientação pedagógica crítica, includente e emancipatória.

Palabras clave : Movimentos Sociais; Movimentos Sociais Multiculturais; Educação Crítico-Emancipadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )