SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Movimentos sociais, multiculturalismo e educação: desafios para a sociedade contemporâneaOs movimentos sociais populares como educadores: contribuições teóricas e políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Palmeiras, o saber da experiência no movimento popular. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.485-494. ISSN 1984-6444.

O estudo em questão foi realizado na União das Comunidades da Grande Fortaleza (UCGF); na Federação de Bairros e Favelas (FBFF) entidades gerais da organização popular; com lideranças dos bairros Lagamar, Pirambu e Conjunto Palmeiras; na Secretaria de Trabalho e Ação Social (entrevistas com técnicos e pesquisa documental). Foram consultados ainda os jornais Diário do Nordeste, O Povo, e Tribuna do Ceará, (1960-1993), além de boletins, jornais e cartilhas das entidades gerais e organizações de bairros. Foram registrados eventos e reuniões das entidades gerais do movimento em Fortaleza, priorizando os depoimentos dos moradores/atores sociais. É essencial a “recuperação dessas experiências” para a compreensão dos processos de crescimento, e da própria dinâmica do cotidiano nesses lócus. Nesse estudo o Palmeiras foi indicado, por parte significativa das lideranças do movimento popular, como exemplo a ser seguido pela sua postura, organização e atuação diferenciadas. Essa característica da força da política da unidade é expressa também na forma como a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras ( Asmoconp), sempre atuou: com transparência, buscando o diálogo, a democracia e a participação dos moradores, optando pela solidariedade como meta de crescimento.

Palavras-chave : Movimento Popular; Conjunto Palmeiras; Saber da Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )