SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Brizoletas: um passeio pela memória, patrimônio cultural e educaçãoSaberes tradicionais de jovens e adultos e a presença de conceitos geométricos em Tracuateua/PA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DALBOSCO, Cláudio Almir  y  MARASCHIN, Renata. Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.629-642. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424140.

O artigo reflete sobre a importância do Interacionismo simbólico fun dado por Georg Herbert Mead (1863-1931) para pensar a educação em contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-meta físicas de pensamento. Estrutura-se em duas partes. Na primeira re constroem-se os conceitos de educação como “extrair de dentro uma essência dada a priori (concepção tradicional metafísica) e como intera ção mediada simbolicamente (concepção pós-metafísica). Na segunda, investiga-se o núcleo conceitual do Interacionismo simbólico, impor tante para pensar a educação no contexto contemporâneo. Justifica a importância da ação humana compreendida como interação mediada simbolicamente para pensar a educação como um processo de reconhe cimento recíproco, para fazer frente ao individualismo contemporâneo, representado pela fragmentação do Self. Por fim, procura extrair da re flexão sobre a constituição linguística do Self algumas referências éticas à educação contemporânea.

Palabras clave : Georg Herbert Mead; Interacionismo Simbólico; Self; Ação Simbólica; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )