SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educação Crítica: Uma aliança entre Educação Ambiental e M-learningDas fontes orais às fontes visuais: narrativas das ações do Mobral cultural no sertão de Alagoas (1973-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARTINS, Reginaldo Marcos  y  DOMINGUES, Tiago Cesar. Etec de Piedade/SP: dez anos de uma abordagem que transcende o ensino técnico profissionalizante. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e38415.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438415.

Este tem por sua finalidade de registrar sistematicamente as atividades da Escola Técnica Estadual de Piedade/SP, em sua primeira década de existência. Por meio de um registro que conta a história desta escola, que retrata uma trajetória de sucesso e de grandes realizações no campo educacional, o presente artigo aborda as fases da criação desta Unidade de Ensino Técnico do interior do estado de São Paulo, bem como a sua relação com o conceito de uma educação profissional humana e crítica. Este artigo envereda-se pela abordagem da história da ETEC de Piedade, referenciando-se na pedagogia histórico crítica como seu alicerce teórico, partindo de relatos de estudantes do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coletados nos seus TCCs, que retratam uma postura ampla e crítica no campo de seu aprendizado. Apresentam uma posição não apenas fundamentada no tecnicismo, que geralmente, segundo a literatura, caracterizam o público discente de institutos de formação técnica de nível médio, mas que se postam com posicionamentos específicos, singulares e críticos em relação à sociedade na qual participam. Os dados e as informações aqui apresentadas, fazem parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de Pós Graduação em Educação, da UFSCar Sorocaba/SP, na qual tem a escola citada como objeto da pesquisa. Espera-se assim, a socialização de um pressuposto contraponto ao modelo tradicional de ensino profissionalizante, puro e simples.

Palabras clave : Ensino técnico; ETEC de Piedade; Trabalho de Conclusão de Curso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )