SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?A Educação Especial nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

DE PAOLI, Joanna; GUEDES SANTOS LIMA, Loyane; DE LOURDES DIAS RODRIGUES, Maria  e  FERNANDES LOOTENS MACHADO, Patrícia. Cadê a inclusão das pessoas com deficiência na BNCC? A exclusão comeu!. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70910.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70910.

Em pesquisa na Base Nacional Comum Curricular (2018), BNCC, investigamos mediações com o público da Educação Especial, as pessoas com deficiência, em uma perspectiva histórico-cultural. Os dados foram escassos e, portanto, buscamos nos descritores de inclusão e diversidade possibilidades de reflexões, instrumentos e estratégias que favorecessem a discussão das particularidades das pessoas com deficiência no documento orientador mais recente da educação básica brasileira. No processo metodológico, categorizamos esses descritores para a análise documental voltada à educação das infâncias. Identificamos que o documento não apresentou posicionamento nem orientações sobre a inclusão escolar das deficiências, ou a interseccionalidade com outras singularidades marginalizadas. A BNCC foi moldada à formação do desenvolvimento psicofisiológico típico e hegemônico. Para uma perspectiva diversa, pode-se inferir, que os(as) profissionais da educação não devem se orientar exclusivamente pelo documento em função das ausências assinaladas. Sendo assim, o trabalho pedagógico precisa colocar em tela discussões e práticas que contemplem a inclusão das pessoas com deficiência com vias à emancipação humana.

Palavras-chave : Deficiência; Inclusão; BNCC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )