SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Potentials and challenges of remote learning for deaf students in times of pandemic at IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: a case studyAttitudinal barriers: discussing inclusion in school life through combating ableism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

FIGUEIREDO, Tarcísio; MORAES DE ALMEIDA LOPES, Arilise  and  FERREIRA DE CARVALHO MANSUR, Odila Maria. Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e74166.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x74166.

A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autistaapontam para a necessidade de formação continuada de profissionais, tanto professores regentes quanto mediadores, tendo em vista a falta de estratégias, recursos tecnológicos e, muitas vezes, o despreparo dos profissionais para estimular os alunos desde os anos escolares iniciais.O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um curso de formação continuada para professores regentes e mediadores, trazendo um recorte de uma pesquisa de mestrado com resultados da terceira unidade desenvolvida para o curso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e investigação exploratória. Tem como procedimento a intervenção pedagógica baseada no aporte teórico sociointeracionista que traz a tecnologia como instrumento de mediação na aprendizagem e, além disso, a gamificação como uma possível estratégia de ensino e aprendizagem. Para coletar dados dessa unidade do cursoforam utilizados: fórum de discussão, atividade proposta aos cursistas e aplicativo de mensagens. O resultado das interações e respostas, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar aprimoramentos e construção de conhecimentos que possibilitammelhorias na prática pedagógica inclusiva dos participantes. Taisaprimoramentos podem ser aproveitados por outros profissionais de Ensino que recebam em suas escolas crianças com transtorno do espectro autista.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )