SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de casoBarreiras atitudinais: discutindo inclusão no cotidiano escolar através do combate ao capacitismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

FIGUEIREDO, Tarcísio; MORAES DE ALMEIDA LOPES, Arilise  e  FERREIRA DE CARVALHO MANSUR, Odila Maria. Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e74166.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x74166.

A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autistaapontam para a necessidade de formação continuada de profissionais, tanto professores regentes quanto mediadores, tendo em vista a falta de estratégias, recursos tecnológicos e, muitas vezes, o despreparo dos profissionais para estimular os alunos desde os anos escolares iniciais.O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um curso de formação continuada para professores regentes e mediadores, trazendo um recorte de uma pesquisa de mestrado com resultados da terceira unidade desenvolvida para o curso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e investigação exploratória. Tem como procedimento a intervenção pedagógica baseada no aporte teórico sociointeracionista que traz a tecnologia como instrumento de mediação na aprendizagem e, além disso, a gamificação como uma possível estratégia de ensino e aprendizagem. Para coletar dados dessa unidade do cursoforam utilizados: fórum de discussão, atividade proposta aos cursistas e aplicativo de mensagens. O resultado das interações e respostas, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar aprimoramentos e construção de conhecimentos que possibilitammelhorias na prática pedagógica inclusiva dos participantes. Taisaprimoramentos podem ser aproveitados por outros profissionais de Ensino que recebam em suas escolas crianças com transtorno do espectro autista.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )