SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

MENEZES DOS SANTOS, Giselle Cristina et al. Barreiras atitudinais: discutindo inclusão no cotidiano escolar através do combate ao capacitismo. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e72183.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x72183.

Barreiras atitudinais representam o tema deste artigo. Sobre tais barreiras afirma-se: estão ligadas a atitudes e práticas preconceituosas para com pessoas com deficiência. Estas barreiras tangenciam outras barreiras e trazem, de forma subjacente, uma visão capacitista. O presente trabalho objetiva discutir barreiras atitudinais no processo de inclusão escolar das crianças com deficiência, inseridas em turma regular do Ensino Fundamental I. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, amparada nas orientações da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A preliminar materializou-se através de conversas com três professores que atuam diretamente com processo de inclusão e exercem o magistério em diferentes redes municipais de ensino do estado do Rio de Janeiro. A partir da leitura, do material da preliminar de pesquisa, evidenciaram-se cinco categorias de análise: conflito, crítica ao modelo, insegurança, limitações financeiras e conceituais, e desconhecimento. Estas categorias embasaram a análise dos dados do campo à luz dos dados bibliográficos. A partir daí, concluiu-se que a educação inclusiva, como política de educação, deve atuar em prol da construção do sujeito cultural, histórico, político e social, e organizar-se em função da reafirmação dos valores éticos, estéticos e políticos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Palavras-chave : Barreiras atitudinais; Inclusão escolar; Capacitismo; Cotidiano escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )