SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Os gêneros discursivos para práticas de leitura em casa e na escola pelo olhar do aluno de séries iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DOURADO, Ione Collado Pacheco; SILVA, Angélica do Rocio Carvalho; SCAVAZZA, Maria Cristina  e  MONTEIRO, Mário Destro. Imitação e linguagem: uma perspectiva walloniana. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.205-219. ISSN 1984-7114.

A partir da perspectiva de desenvolvimento de Henri Wallon objetiva-se relacionar a concepção de imitação colocada em sua Teoria de Desenvolvimento com avanços da neurociência, visando discutir a constituição da linguagem na espécie humana. Os processos imitativos para o Autor dependem do outro e começam como automatismos da espécie e se especializam passando do movimento (ato motor) à representação (o pensamento). A neurociência traz, entre outras descobertas, os neurônios-espelho, que podem ser a base para a comunicação gestual e verbal, intuição de intenções alheias e empatia, pois permitem que o observador experimente em si, nas suas conexões neuronais, o que o outro está fazendo. As concepções de Wallon, apoiadas por estas descobertas, permitem sugerir ações ao educador, que auxiliem no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Linguagem; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )