SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Os gêneros discursivos para práticas de leitura em casa e na escola pelo olhar do aluno de séries iniciaisCiberliteratura: arte ou armazém? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LUCCHESI, Martha Abrahão Saad  y  MALANGA, Eliana Branco. Ensino e aprendizagem: a análise do discurso como técnica de pesquisa. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.235-247. ISSN 1984-7114.

Esta pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira - bibliográfica - pretendeu atualizar e aprofundar a questão teórica da análise do discurso e sua aplicação como técnica de pesquisa. A segunda consistiu na entrevista e análise do discurso de professoras de um curso de Psicopedagogia a respeito de um tema específico: seu conhecimento a respeito da multidisciplinaridade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia. Entre o objeto, aquilo que é representado, a realidade, e a representação que dela se faz através do signo no conceito de Peirce (1995) ou do significante (da terminologia de Saussure) existe sempre um conceito, uma imagem mental, ou seja, uma construção mental a respeito da realidade percebida. Entrevistamos quatro professoras que, no decorrer do ano de 2004, lecionaram em um mesmo curso de Psicopedagogia na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa é investigar o grau de familiaridade das professoras com os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia, isso levou a um recorte específico na análise de seus discursos visando a verificar a coerência entre as respostas dadas às várias perguntas e a profundidade com que discorriam sobre o tema proposto.

Palabras clave : Análise do Discurso; Ensino/Aprendizagem; Transdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )