SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativaAvaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ABRAMOWICZ, Mere. Análise crítica das políticas públicas de avaliação: a voz dos gestores. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.23-41. ISSN 1984-7114.

O presente artigo apresenta uma investigação sobre políticas públicas de avaliação, realizada pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Dra. Mere Abramowicz, no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 2002 e 2004, o grupo de pesquisa acompanhou a implantação das políticas públicas de avaliação do ensino superior a partir de entrevistas que davam voz aos gestores de instituições públicas e privadas, de diferentes níveis de ensino e de diversas localidades brasileiras, com o intuito de desvelar intencionalidades e propósitos, e analisar criticamente como tais políticas incidiam no cotidiano dessas instituições. Hoje, diante da implantação de um novo sistema de avaliação da educação superior (SINAES), esta análise evidencia novamente sua pertinência, por acreditarmos na importância de considerar tais políticas em sua historicidade, reconhecendo eventuais continuidades e rupturas.

Palabras clave : Políticas Públicas; Avaliação; Ensino Superior; Provão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )