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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patrícia Lupion e MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Como ficam as escolas nas cidades digitais?. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.121-129. ISSN 1984-7114.
Este artigo apresenta reflexões referentes aos impactos desafiadores das cidades digitais e o quanto os professores que atuam nas escolas de todos os níveis vêm considerando o advento da docência neste contexto. Envolveu participantes com características funcionais diferenciadas que provocaram discussões ricas entre 18 professores universitários de diversas áreas do conhecimento, 4 professores do Ensino Médio, 6 professores da Educação Básica e 4 profissionais liberais. A clareza do desafio frente à Sociedade da Informação e da Comunicação dos profissionais envolvidos com a Educação ficou presente durante todo processo. As discussões tiveram a coordenação de três doutoras em Educação, que atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos grupos de pesquisa PEFOP e PRAPETEC. A escolha metodológica da pesquisa-ação demandou uma intervenção junto aos participantes durante o processo, o qual foi construído gradativamente e as discussões foram ampliando o campo de investigação. Elegeu-se a obra de Evandro Prestes Guerreiro (2006), denominada ‘Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia em rede’ para subsidiar as discussões. A experiência vivenciada na pesquisa-ação levou a perceber que não existem amarras e que há necessidade de agregar esforços de profi ssionais de todas as áreas dos conhecimentos, mas especialmente os professores que não podem mais fugir ao enfrentamento de acessar a rede informatizada e fazer uso dela para ensinar e para aprender. Em curto espaço de tempo os alunos serão infoincluídos e passarão a exigir, também dos professores, esta inclusão digital. A docência, em todos os níveis de ensino, necessita considerar a possibilidade de gerar processos de infoinclusão. Novas posturas se descortinam em cenário mundial, necessitamos compreender rapidamente estas transformações sociais, pois elas nos atingem diretamente em nossa performance profissional. A maneira como agíamos no século passado e as novas modalidades de interação que se fazem presentes nos dias de hoje, entre o método tradicional e as novas formas de interagirmos e aprendermos são visíveis. Hoje, temos o binômio informação e comunicação mediada por tecnologias, que podem ser um dos meios para potencializar a prática profissional.
Palavras-chave : Cidade Digital; Infoinclusão; Formação de Professores.