SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1IMAGES OF TEACHING AMONG UNDERGRADUATE STUDENTS: COMMON AND TRANSGRESSIVE VISUALITIESInclusion in the childhood education: case study of a child with visual impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento et al. A CONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.47-70. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p47-70.

Em tempos de assunção do paradigma da inclusão como norteador das práticas educativas, a formação do professor tem sido problematizada. Um dos desafios quando se pensa a proposição de uma formação de professores é a construção de um currículo de formação que atenda à heterogeneidade profissional. Este trabalho teve por objetivo acompanhar a elaboração do currículo de um curso de formação de professores na perspectiva inclusiva e seus efeitos, à luz da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Referenciaram-se os procedimentos realizados neste estudo pela pesquisa-ação colaborativo-crítica. O grupo de sujeitos da pesquisa foi composto por 22 professoras das redes públicas estadual de Sergipe e municipal de um município da Grande Aracaju, entre professores da sala comum e do atendimento educacional especializado (AEE). Como resultados, foram eleitas três temáticas principais a serem contempladas no currículo: Comunicação Alternativa, Adaptação/Flexibilização Curricular e Práticas Pedagógicas Inclusivas. As demais temáticas seriam levantadas, imprevisivelmente, de acordo com as necessidades que emergissem do/pelo processo. Os preceitos da pesquisa-ação convergiram para a construção de um currículo materializado a partir da implicação mútua dos participantes e dos pesquisadores. O olhar esteve dilatado para as demandas que iam surgindo conforme o processo formativo acontecia, dada a imprevisibilidade que a pesquisa-ação assume marcar processos iminentemente humanos, de transformação. Possibilitou-se, assim, que as problematizações lançadas pelo grupo de pesquisadores ecoassem no grupo de sujeitos, levando a um nível mais aprofundando e crítico de reflexão quanto à sua construção docente.

Keywords : Formação de professores; Educação Especial; Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )