SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3CONTINUITY/DISCONTINUITY IN THE CURRICULA FOR INTEGRAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INNOVATIVE HIGH SCHOOL PROGRAM IN CAMPINA GRANDE/PBHISTORY AND MEMORY OF THE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PISCHETOLA, Magda  and  DALUZ, Liliane Balonecker. A ECOLOGIA DOS MEIOS E A TECNOLOGIA COMO IMERSÃO CULTURAL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.197-211. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p197-211.

A perspectiva teórica da ecologia dos meios, abordada por McLuhan (1962), Postman (1970) e Ong (1982), compreende as mídias como ambientes culturais imersivos, em que os aspectos relacionais ganham relevância. Migrando o foco dos efeitos das mídias para as linguagens que as constituem, a ecologia dos meios busca compreender as mudanças significativas que as tecnologias trazem nas esferas comunicativas, políticas, econômicas e sociais. O objetivo deste artigo é investigar a integração de tecnologias no ambiente escolar sob a perspectiva da ecologia dos meios, apresentando uma pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu 80 sujeitos de pesquisa, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Os resultados apontam para a presença da tecnologia na escola em sua vertente cultural e, ao mesmo tempo, para vicissitudes que envolvem o reconhecimento e a dificuldade em lidar com essa presença.

Keywords : Ecologia; Meios de Comunicação; Cultura da Escola; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )