SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM CAMPINA GRANDE/PBHISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PISCHETOLA, Magda  e  DALUZ, Liliane Balonecker. A ECOLOGIA DOS MEIOS E A TECNOLOGIA COMO IMERSÃO CULTURAL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.197-211. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p197-211.

A perspectiva teórica da ecologia dos meios, abordada por McLuhan (1962), Postman (1970) e Ong (1982), compreende as mídias como ambientes culturais imersivos, em que os aspectos relacionais ganham relevância. Migrando o foco dos efeitos das mídias para as linguagens que as constituem, a ecologia dos meios busca compreender as mudanças significativas que as tecnologias trazem nas esferas comunicativas, políticas, econômicas e sociais. O objetivo deste artigo é investigar a integração de tecnologias no ambiente escolar sob a perspectiva da ecologia dos meios, apresentando uma pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu 80 sujeitos de pesquisa, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Os resultados apontam para a presença da tecnologia na escola em sua vertente cultural e, ao mesmo tempo, para vicissitudes que envolvem o reconhecimento e a dificuldade em lidar com essa presença.

Palavras-chave : Ecologia; Meios de Comunicação; Cultura da Escola; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )