SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1CINE Y DERECHOS HUMANOS EN LA ESCUELA: ESTRATEGIAS PARA SUPERAR LA VIOLENCIAVITALISMO FILOSÓFICO EN NIETZSCHE: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS Y LA VALORIZACIÓN DEL ARTE EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FRANCO, Adriana Fatima  y  MARTINS, Lígia Márcia. O GESTO É A ESCRITA NO AR: REPRESENTAÇÃO IDEATIVA DE PALAVRA E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM VIGOTSKI. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.121-137.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p121-137.

Este texto de natureza teórica focaliza o desenvolvimento da linguagem escrita como função psíquica superior. Seu objetivo é apontar a representação ideativa da palavra como unidade mínima de análise para a compreensão do desenvolvimento da linguagem escrita. Ao afirmar que escrever é grafar ideias, esta análise ampara-se na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Ao longo da presente exposição e tomando como eixo a periodização da formação de conceitos em Vigotski, buscamos analisar a apropriação da escrita a partir do conceito de palavra. Apontamos que o ato psíquico consubstanciado na escrita não radica no trato ou no uso externo que a criança faz da palavra oralmente, mas sim de sua representação como conceito. Advogamos, pois, que a formação do conceito de palavra, tanto em sua dimensão semântica, quanto em sua morfologia e fonética, se impõe como tarefas de um ensino desenvolvente desde a educação infantil, construindo-se, assim, o substrato para a aquisição da escrita propriamente dita nos anos de escolarização subsequentes.

Palabras clave : Desenvolvimento da escrita; Psicologia Histórico-Cultural; Conceito de palavra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )