SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRASA AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO NO DISCURSO: A IDEIA DE CRIANÇA COMO FUTURO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ALMEIDA, Douglas Vieira de  e  MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO JURÍDICO. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.169-189.  Epub 20-Maio-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p169-189.

Este artigo tem como objetivo analisar as metodologias ativas que podem ser utilizadas como estratégias didáticas no ensino jurídico, ressignificando o ensino tradicional, a partir do protagonismo do aluno e do papel mediador que o professor pode assumir. Foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica, acerca da temática, com o objetivo de identificar as contribuições que as metodologias ativas podem desenvolver nos estudantes de Direito. Os resultados mostram que as metodologias ativas podem alterar, de forma significativa, o ensino jurídico, para criar ambientes críticos e reflexivos que permitam, tanto a estudantes, quanto a professores dinamizarem o processo de ensino e aprendizagem durante a formação jurídica, contribuindo, também, com mudanças na realidade em que vivem.

Palavras-chave : ensino jurídico; estratégias didáticas; metodologias ativas; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )