SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Compreendendo estudantes vítimas de bullying: para quem eles revelam?Envelhecimento profissional nas trajetórias de professores engenheiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MAHENDRA, Fénita  e  MARIN, Angela Helena. Ambiente familiar e desempenho escolar: uma revisão sistemática. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.40, pp.41-57. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150004.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura, considerando artigos publicados entre 2010 a 2014, que abordaram a relação entre ambiente familiar e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental e médio. Foram analisados país de origem, os fatores e os instrumentos utilizados para avaliar o ambiente familiar e o desempenho escolar, assim como seus aspectos metodológicos. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados MEDLINE, SCIELO, ASP (EBSCO), Science direct, PsycINFO e Web of Science. Setenta artigos foram considerados para análise, de acordo com os critérios de elegibilidade. Constatou-se que os estudos foram desenvolvidos em 20 países diferentes e avaliaram fatores diversificados do ambiente familiar que foram agrupados em sete dimensões diferentes. O desempenho escolar também foi avaliado de maneira diversificada, com destaque para notas escolares e escores de testes padronizados. Todos os estudos revisados utilizaram uma abordagem de pesquisa quantitativa, priorizando o uso de instrumentos padronizados. Verificou-se, especialmente, a necessidade de maior investimento em estudos de caráter qualitativo ou misto, da expansão do conceito de desempenho escolar e da triangulação dos dados entre diferentes participantes e fontes de informação. Esta revisão permitiu conhecer como esta temática tem sido abordada no contexto nacional e internacional, constituindo-se em uma importante fonte de consulta para profissionais interessados no assunto.

Palavras-chave : Ambiente Familiar; Desempenho Escolar; Ensino Fundamental; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )