SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Concepciones de estudiantes sobre recursos tecnológicos en la clase de españolActividad de enseñanza en educación física y el desarrollo del pensamiento teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza  y  SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Sentidos da coordenação pedagógica: motivos para permanência na função. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.42, pp.61-69. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150025.

Em pesquisa realizada nos anos de 2010-2011, cujo principal objetivo foi analisar os processos de coordenação pedagógica em escolas das cinco regiões geográficas brasileiras com vistas à proposição de políticas públicas de formação docente e organização dos sistemas escolares, foi possível constatar que a profissão de Coordenador Pedagógico, ainda que reconhecida como essencial para o funcionamento da escola por governantes e trabalhadores da educação, tem muitos desafios a superar devido às condições que caracterizam o exercício da função. As dificuldades enfrentadas por este profissional, como a remuneração, a grande quantidade de tarefas, o pouco tempo para realizá-las e a falta de formação específica nos levaram a questionar o que os leva a sentir gratificação na função, se as angústias e tensões parecem predominar, no exercício profissional. Refletir sobre esta questão é o que se objetiva neste artigo, de modo a contribuir para o avanço na compreensão da coordenação pedagógica como função.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Sentidos da Coordenação; Reconhecimento no Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )