SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54PRODUCING TRANSFORMATIONS TO STUDY THEM:Teaching Brazilian Sign Language (Libras) as per the perspective of a Deaf teacher and a Hearing teacher: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

CARVALHO, Marcia Pereira de. A COLABORAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE LEITURA EM INGLÊS E EM PORTUGUÊS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS INTELECTUAIS ESPECÍFICAS. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.79-89.  Epub Apr 30, 2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp79-89.

Este artigo tem por objetivo discutir como a colaboração crítica impacta as ações de pesquisa de duas professoras-orientadoras e de um aluno de Ensino Médio com deficiência intelectual em um curso de leitura em inglês e em português para alunos com necessidades educacionais intelectuais específicas. Os participantes de pesquisa usam a linguagem e colaboram criticamente para discutir sua participação. Nesse enquadre, trabalham juntos, desenvolvem suas funções psicológicas superiores, em outras palavras, sua memória, atenção, volição, pensamentos, emoções e linguagem. Como procedimentos metodológicos, a Pesquisa Crítica de Colaboração propicia aos participantes atuarem de maneira interdependente para se constituir e para transformar o contexto de aprendizagem que compartilham. Como resultados parciais, as análises e interpretações sugerem que os momentos de colaboração crítica organizados por meio da Pesquisa Crítica de Colaboração criam possibilidades para os participantes aprimorarem a memória e a própria volição, assim como contribui para que a Educação inclusiva floresça nos contextos escolares.

Keywords : Contexto escolar; Pesquisa de Crítica de Colaboração; Inclusão; Necessidades Educacionais Intelectuais Específicas; Funções Psicológicas Superiores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )