SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Bienestar en la Escuela y Percepción de la Discriminación de Género por las NiñasInvestigación walker: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

UELLNER, Lindsay Guimarães  y  FRIZZO, Giana Bitencourt. REPERCUSSÕES DO CHORO DOS BEBÊS DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO À CRECHE. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.88-97.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p88-97.

O presente estudo buscou compreender a percepção das mães e dos pais sobre o choro dos bebês no contexto de adaptação à creche. Participaram do estudo dez mães e dois pais e a idade dos bebês variou de dois meses e meio a quinze meses. A partir de análise de conteúdo qualitativa, os resultados apontaram uma preocupação quanto ao choro, considerando-o, às vezes, como uma dificuldade no processo de adaptação. A discussão salientou a naturalidade dessa reação manifestada pela criança durante esse momento, ressaltando-se a importância de se compreender o choro como uma forma de comunicação. É preciso observar outros aspectos ao refletir sobre como esse momento está sendo sentido pelo bebê, visto que a ausência do choro não garante o bem-estar. Dessa forma, compreende-se que o processo de adaptação contempla a tríade: criança, família e escola. Além disso, o choro pode estar relacionado aos diversos sentimentos vivenciados pelos envolvidos e a partir das relações estabelecidas entre eles.

Palabras clave : Educação infantil; Choro; Adaptação; Apego; Vínculo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )