SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimentoO (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NASCIMENTO, Carolina Picchetti  e  FRANCESCONI, Breno. Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55580.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55580.

Neste texto, analisamos o processo de elaboração de uma proposta de ensino para Educação Física fundamentada na perspectiva da pedagogia crítica. Destacam-se nessa análise três processos: 1) a articulação dos princípios pedagógicos e formativos à dinâmica de ensino e aprendizagem; 2) a definição e elaboração dos conhecimentos próprios da Educação Física; 3) a conceituação e organização do trabalho com os temas. As discussões apresentadas buscam contribuir para o desenvolvimento da perspectiva crítica na Educação Física a partir da sistematização de princípios pedagógicos que orientem o trabalho docente para a elaboração de unidades didáticas e de suas respectivas aulas.

Palavras-chave : Ensino; Educação física escolar; Cultura corporal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )