SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58El reconocimiento de la Cultura en la Educación Física latino-americana: una lectura a partir de documentos educativosReseña de la obra “Educación Física y deporte en el siglo XXI” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares da  y  DIAS, Maria Aparecida. Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55894.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55894.

Este artigo traz reflexões de como as relações de gênero foram vivenciadas, problematizadas e modificadas na realização do projeto "Ultimate Frisbee: vivências e reflexões táticas utilizando recursos midiáticos nas aulas de educação física”. A discussão de gênero surgiu durante as aulas, em virtude deste esporte ser composto oficialmente pela categoria mista, em que meninos e meninas jogaram juntos, gerando conflitos que precisaram ser discutidos e repensados. Para tanto, foram buscados fundamentos nos Estudos Feministas e de Gênero na tentativa de compreender as problemáticas que emergiram com a realização das aulas práticas.

Palabras clave : Frisbee; Gênero; Educação física; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )