SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60El buen profesor de Educación Física en la visión de académicos de licenciaturaLa producción académico-científica sobre juegos electrónicos en revistas de Educación Física en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVA JUNIOR, Arestides Pereira da et al. As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59612.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612.

A partir do referencial de Norbert Elias, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da configuração entre estagiários e professores supervisores no Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa 90 acadêmicos do curso de Educação Física (licenciatura) e 63 professores supervisores de estágio. Como instrumentos foram utilizados um questionário e a análise de documentos. Os dados quantitativos foram apresentados com a utilização da estatística descritiva (%). Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados no software NVivo 10. Constatou-se que a configuração de interdependência apresentada poderá ser determinante e ter implicações nas relações de poder (professor-aluno) no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física, podendo oferecer experiências formativas que venham favorecer ou limitar as relações estabelecidas entre os envolvidos ao longo deste momento formativo, dependendo da forma de exercício do poder nessa configuração estabelecida.

Palabras clave : Formação profissional; Norbert Elias; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )