SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciaturaA produção acadêmico-científica sobre jogos eletrônicos em periódicos da área de Educação Física no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA JUNIOR, Arestides Pereira da et al. As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59612.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612.

A partir do referencial de Norbert Elias, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da configuração entre estagiários e professores supervisores no Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa 90 acadêmicos do curso de Educação Física (licenciatura) e 63 professores supervisores de estágio. Como instrumentos foram utilizados um questionário e a análise de documentos. Os dados quantitativos foram apresentados com a utilização da estatística descritiva (%). Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados no software NVivo 10. Constatou-se que a configuração de interdependência apresentada poderá ser determinante e ter implicações nas relações de poder (professor-aluno) no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física, podendo oferecer experiências formativas que venham favorecer ou limitar as relações estabelecidas entre os envolvidos ao longo deste momento formativo, dependendo da forma de exercício do poder nessa configuração estabelecida.

Palavras-chave : Formação profissional; Norbert Elias; Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )