SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62A presença do termo juventude na produção científica da Educação Física brasileira: para onde vamos?Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais youtube, instagram, facebook e twitter índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CLATES, Daniela de Moura; FIGHERA, Adriana Claudia Martins  e  CAMARGO, Maria Cecília da Silva. O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67704.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67704.

Esse artigo é resultado de uma investigação que visou compreender de que modo a realização do mestrado acadêmico, por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, repercute no processo de desenvolvimento profissional desses docentes. O estudo teve por base a revisão de literatura e entrevistas biográficas (semiestruturadas). O foco de análise foram o mestrado acadêmico e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional docente. Assim, compreendeu-se que o processo de desenvolvimento profissional, em grande medida, parece ter sido influenciado pela realização do mestrado acadêmico de diferentes formas. A diversidade presente nesses processos não impede que haja convergência em relação ao reconhecimento da sua repercussão sobre as práticas pedagógicas para alguns professores, ou, sobre a identidade docente de outros.

Palavras-chave : Mestrado acadêmico; Desenvolvimento profissional; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )