SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Esporte e lazer: reflexões sobre o não planejamento de políticas públicasSentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

PASINI, Gustavo Moreira; GUTIERREZ, Gustavo Luis  e  DUARTE, Edison. Comitê paralímpico brasileiro: análise do ambiente, estratégia e estrutura organizacional. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73677.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73677.

O desenvolvimento do esporte paralímpico brasileiro, esportivo e administrativo, está concatenado com a evolução do Comitê Paralímpico Brasileiro. As transformações ocorridas entre 1996 a 2016 na estrutura, ambiente e estratégia organizacional da entidade possibilitou à mesma construir um ciclo virtuoso de estabilidade. Isto posto, este estudo tem o objetivo de caracterizar o processo de profissionalização organizacional do CPB, através da análise de três dimensões organizacionais do órgão: ambiente, estratégia, estrutura. Este trabalho consiste em um estudo de caso de natureza qualitativa de caráter exploratório e descritivo. De modo a triangular os dados obtidos fez-se necessária uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados, por fim, alcançados apresentam que a estrutura organizacional do CPB é caracterizada com uma lógica de funcionamento profissional.

Palavras-chave : Esportes para pessoas com deficiência; Organização e administração; Profissionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )