SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Teaching chinese games: intercultural contributions in Physical Education classesProtection system of work and Physical Education workers: why we are against the regulation of the profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

VALLE, Paulo Roberto Dalla  and  REZER, Ricardo. A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79886.  Epub July 10, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8041.2021.e79886.

O objetivo desta investigação foi compreender como os desafios da prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) podem se constituir em subsídios para ações de formação continuada. A pesquisa se caracterizou como sendo de natureza descritiva, realizada com uma abordagem qualitativa. A investigação contou com a participação de oito professores de EF vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED) do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada e utilizamos a análise temática para o trato com as informações obtidas. Concluímos que a prática pedagógica é terreno fecundo para subsidiar ações de formação continuada, destacando-se a necessidade em considerar as condições de trabalho, as especificidades da EF escolar, a fundamentação e discussão em torno dos objetivos, do planejamento e das metodologias para a intervenção pedagógica, processo a ser potencializado por ações de formação colaborativa entre pares, considerando e ouvindo as necessidades dos professores (sem absolutizá-las).

Keywords : Prática pedagógica; Formação continuada; Educação física; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )