SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64El cambio en la comprensión de un becario de Educación Física sobre el significado del componente curricular en la escuela: una autoetnografíaPérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVA, Juliana Daniele de Araújo  y  FRANCA, Tereza Luiza de. A Educação Física no modelo remoto em face à pandemia da COVID-19: reflexões de estudantes e professores sobre o ensino-aprendizagem. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80680.  Epub 28-Sep-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80680.

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar as opiniões de estudantes e professores da graduação em Educação Física sobre as suas vivências no primeiro semestre de Ensino Remoto Emergencial e implicações no ensino-aprendizagem. Trate-se de uma pesquisa descritiva quali-quantitativa com delineamento transversal. Foi feita uma pesquisa por questionário e uma análise de conteúdo das reflexões apontadas por 48 discentes e 6 docentes. Foram apontados benefícios como retomada das atividades de forma flexível, sem custos com locomoção e à facilidade das tecnologias e promoção de novas habilidades e metodologias educacionais. Foi observado pelos relatos que o Ensino Remoto Emergencial apresentou muitas dificuldades a nível de ensino-aprendizagem apesar das vantagens tecnológicas, como a pouca adesão e participação de docentes e discentes nas aulas, problemas com acesso à internet, além de demanda alta de atividades e carência de metodologias de avaliações satisfatórias, e que o ensino híbrido é uma possibilidade futura, desde que bem estruturado.

Palabras clave : Ensino remoto emergencial; Aprendizagem; Educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )