SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Practices of pedagogical training by academics from the licensing course in physical education mediated by the supervised internshipThe current scenario of teaching training in Brazil: the developments of BNCC in licensing courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner  and  HATJE, Marli. A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82003.  Epub June 25, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82003.

Este artigo tem como objetivo discutir a disciplinaridade da educação física no ensino escolar, nos âmbitos institucional e curricular. Tanto a disciplinaridade/profissionalismo quanto o conhecimento escolar devem estar sistematicamente relacionados entre si para que se concretizem. Numa primeira etapa, é apresentada a relação entre o desenvolvimento da escola como instituição educacional e a missão da escola como responsável pelo desenvolvimento do conhecimento escolar. Numa segunda etapa, é discutido o desenvolvimento de disciplinas escolares em conexão com o desenvolvimento do conhecimento escolar. Na terceira etapa, é fundamentalmente buscada uma legitimação antropológica à implantação imediata da disciplina de Educação Física no cânone das disciplinas escolares no currículo da educação básica.

Keywords : Educação física; Ensino; Escola, Conhecimento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )