SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Prácticas de formación pedagógica de estudiantes de educación física de pregrado mediadas por la pasantía supervisadaEl escenario actual de la formación docente en Brasil: los desarrollos del BNCC en los cursos de pregrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner  y  HATJE, Marli. A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82003.  Epub 25-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82003.

Este artigo tem como objetivo discutir a disciplinaridade da educação física no ensino escolar, nos âmbitos institucional e curricular. Tanto a disciplinaridade/profissionalismo quanto o conhecimento escolar devem estar sistematicamente relacionados entre si para que se concretizem. Numa primeira etapa, é apresentada a relação entre o desenvolvimento da escola como instituição educacional e a missão da escola como responsável pelo desenvolvimento do conhecimento escolar. Numa segunda etapa, é discutido o desenvolvimento de disciplinas escolares em conexão com o desenvolvimento do conhecimento escolar. Na terceira etapa, é fundamentalmente buscada uma legitimação antropológica à implantação imediata da disciplina de Educação Física no cânone das disciplinas escolares no currículo da educação básica.

Palabras clave : Educação física; Ensino; Escola, Conhecimento escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )