SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física mediadas pelo estágio supervisionadoO atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner  e  HATJE, Marli. A Educação Física como disciplina escolar: reflexões sobre a disciplinaridade no ensino escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e82003.  Epub 25-Jun-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e82003.

Este artigo tem como objetivo discutir a disciplinaridade da educação física no ensino escolar, nos âmbitos institucional e curricular. Tanto a disciplinaridade/profissionalismo quanto o conhecimento escolar devem estar sistematicamente relacionados entre si para que se concretizem. Numa primeira etapa, é apresentada a relação entre o desenvolvimento da escola como instituição educacional e a missão da escola como responsável pelo desenvolvimento do conhecimento escolar. Numa segunda etapa, é discutido o desenvolvimento de disciplinas escolares em conexão com o desenvolvimento do conhecimento escolar. Na terceira etapa, é fundamentalmente buscada uma legitimação antropológica à implantação imediata da disciplina de Educação Física no cânone das disciplinas escolares no currículo da educação básica.

Palavras-chave : Educação física; Ensino; Escola, Conhecimento escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )