SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número224A arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira RepúblicaO legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

QUADROS, Claudemir de. Lourenço Filho: reformador da educação no Rio Grande do Sul. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.204-222. ISSN 2176-6681.

A partir da segunda metade da década de 1930, o sistema educacional foi tornado objeto de reforma no Estado do Rio Grande do Sul. Esse processo alcançou condições de aparecimento a partir da nacionalização do ensino, movimento político que produziu espaços nos quais foi possível que o discurso da modernização e do aparelhamento do Estado se estabelecesse para a execução de uma reforma educacional que se instalou de forma ampla, intensa e profunda. Tal reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a educação emergiram como um problema de governo. Nesse processo destacou-se a participação de Lourenço Filho, que contribuiu, de forma proeminente, para a instalação da modernização educacional no Rio Grande do Sul.

Palavras-chave : Reforma Educacional; Rio Grande do Sul; Lourenço Filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )