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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

AZAMOR, Cristiany Rocha  y  NAIFF, Luciene Alves Miguez. Representações sociais da avaliação da aprendizagem em professores do ensino público fundamental de Niterói. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.650-672. ISSN 2176-6681.

O presente estudo investigou as representações sociais de professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Niterói em relação ao tema avaliação da aprendizagem. A perspectiva teórica de base utilizada foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. O estudo adotou a abordagem estrutural dessa teoria proposta por Jean Claude Abric. Nesse sentido, levantamos os possíveis elementos formadores do núcleo central das representações sociais de 84 professores do ensino fundamental, de cinco escolas públicas do município de Niterói. As representações sociais indicaram elementos que consideram a avaliação como algo necessário, distante da ideia de aprovar ou reprovar o aluno, mas próximo da de reorganizar suas práticas.

Palabras clave : Representação Social; Avaliação da Aprendizagem; Cotidiano Escolar.

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