SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensinoEducação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

LIMISSURI, Rita de Cássia Alves  e  BEFI-LOPES, Débora Maria. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.433-448. ISSN 2176-6681.

Entre os subsistemas da linguagem, a fonologia e o léxico são aqueles que podem ser observados por qualquer pessoa do convívio da criança logo no início do desenvolvimento. No entanto, sabe-se que há diferentes maneiras de se considerar a linguagem infantil e o que parece ser uma alteração para um, pode ser considerado normal para outro. A pesquisa verifica a influência da fonologia e do vocabulário na percepção de educadoras sobre a comunicação de pré-escolares e contou com a participação de sete educadoras e 123 crianças. A avaliadora perguntou a cada uma das educadoras quais crianças de sua sala elas julgavam ter alguma dificuldade de comunicação e por quê. Em seguida, foram aplicadas provas de fonologia e de vocabulário em todas as crianças da sala (as citadas e as não citadas pelas educadoras). Os resultados indicaram que, para cada faixa etária, a influência da fonologia e do vocabulário foi percebida pelas educadoras de maneira diferente. Uma relação mais próxima entre fonoaudiologia e educação se faz importante, uma vez que se nota a necessidade de esclarecer o que é normal e o que não é mais aceito, para cada idade, no que se refere ao desenvolvimento da fonologia e do vocabulário.

Palavras-chave : Pré-Escolares; Educadoras; Fonologia; Vocabulário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )