SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicosUm programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.122-143. ISSN 2176-6681.

Discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por debater os principais desafios apontados pelos professores, bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas do seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do País, públicas e privadas, entrevistados 53 professores formadores, e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e suas práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las.

Palabras clave : Trabalho Docente; Professor Formador; Contexto Institucional; Mudanças Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )