SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 issue227Letramento digital nas interações on-line: análise dos fóruns de discussão do programa de formação continuada em mídias na educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FERREIRA, Liliana Soares. Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.233-251. ISSN 2176-6681.

Sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade também implicadas nos fenômenos. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vista a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresenta as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para a recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a tão necessária transformação social.

Keywords : Pedagogia; Ciência; Trabalho; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )