SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 número230O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileiraA formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

NEITZEL, Adair Aguiar  y  FERRI, Cássia. Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.52-69. ISSN 2176-6681.

Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina - Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação.

Palabras clave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Didática; Metodologias de Ensino; Relação Conteúdo-Método.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )